Dicas de Gravação de CDs

Veja a seguir algumas maneiras simples de evitar os problemas mais comuns que podem ocorrer quando se cria um CD. Essas sugestões podem ajudá-lo a criar sempre um disco em perfeitas condições.

  1. Use discos de alta qualidade, de marcas conhecidas. Esses discos normalmente não possuem defeitos e funcionam corretamente, o que nem sempre acontece com os discos mais baratos de marcas desconhecidas.
  2. Antes de tentar gravar alguma coisa, verifique se o disco (especialmente discos regraváveis) estão limpos e sem arranhões. O manuseio frequente do disco pode causar arranhões, o que propicia o acúmulo de sujeira em sua superfície. Arranhões e sujeira podem provocar uma falha na gravação.
  3. Não tente executar vários aplicativos durante o processo de gravação. Dependendo da velocidade e disponibilidade de memória do seu computador, a execução de vários aplicativos ao mesmo tempo pode causar a perda de dados durante o processo de gravação.
  4. Se o seu player de CD estiver tendo problemas para reproduzir CDs de áudio criados com o RealPlayer, experimente diminuir a velocidade de gravação na caixa de diálogo "Opções" (Gravador de CD > Editar Opções) para reduzir os problemas de atraso de buffer. Mesmo unidades com proteção de atraso de buffer não impedem que esses atrasos ocorram. Somente evitam que haja falha durante a gravação, vinculando as informações entre os pequenos intervalos no disco. Se ocorrerem muitos atrasos de buffer, talvez não seja possível ler o disco em um CD player padrão.
  5. Adquira os discos certos para sua unidade. Verifique se a mídia é compatível com a velocidade da sua unidade. A maioria das unidades de baixa velocidade não grava bem mídias mais novas, de alta velocidade, mesmo que estas sejam indicadas como adequadas também para velocidades baixas (como 4x).
  6. Armazene seus discos adequadamente. Não armazene discos em um ambiente muito claro ou quente. Calor, luz ultravioleta (como a luz direta do sol ou lâmpadas fluorescentes) de alta intensidade deterioram a tinta usada nos discos.
  7. Se seu player portátil não conseguir reproduzir corretamente arquivos gravados em formato MP3 e os arquivos originais na Biblioteca forem MP3, tente convertê-los para RealAudio e, em seguida, grave-os em um CD de MP3. Isso forçará os arquivos a serem convertidos novamente para MP3.
  8. Nem todos os players portáteis podem reproduzir CDs multissessão. Verifique as especificações do seu player antes de fazer um disco multissessão. A finalização (desmarque Criar disco multissessão na caixa de diálogo "Editar Opções" ) do disco deve permitir que ele funcione em seu player.
  9. Se algumas faixas não couberem no CD, tente reorganizar a lista de faixas e mantenha as suas preferidas. O espaço no disco é contado a partir do início da lista de faixas a serem gravadas. Arraste as faixas para mudar sua ordem ou use os comandos Mover no menu Editar para mover as faixas para cima ou para baixo na lista.
  10. Para copiar um CD gravado anteriormente, abra o Gravador de CD e clique em Adicionar Faixas de Minha Biblioteca na barra lateral. Selecione Histórico do CD no final da lista de categorias. Escolha um CD já gravado na lista. Clique em Adicionar Selecionados ao CD para configurar uma cópia para ser queimada.

    Nota: V
    ocê pode alterar o número de CDs listados no histórico de CDs nas Preferências do Gravador de CD.
  11. Se ainda houver erros durante a gravação e você estiver usando mídia de alta qualidade adequada para sua unidade (veja acima), experimente reduzir a velocidade de gravação na caixa de diálogo "Opções" (Gravador de CD > Editar Opções) ou altere o valor padrão no menu > Preferências > Gravador de CD.

Essa informação foi útil?

Sim

Não